À medida que as pistas de XC se tornam cada vez mais técnicas, os mais rápidos se adaptaram
O ano de 2023 terminou com uma viagem especial para Fernando Vilela. Nosso apresentador, responsável pelo canal no youtube Café na Trilha foi convidado pela empresa Specialized para ir ao Chile cobrir o principal lançamento da marca. A Specialized é hoje uma das grandes marcas de ciclismo do mundo, e a bicicleta Epic seu principal produto.
****Todo o conteúdo da viagem está disponível gratuitamente no youtube***
Nesta viagem, Fernando conheceu em primeira mão as novas bikes, acessórios e equipamentos da empresa e ainda testou duas versões da Epic: a Epic Race, que agora será apenas conhecida como Epic 8, e a Epic 8 Evo.
A marca lançou oficialmente os produtos para o mercado hoje, dia 12 de março de 2024.
Na oportunidade, Fernando foi o único brasileiro presente no evento, o que reforça o tamanho da sua importância para o universo dos ciclistas. Estavam presentes os principais jornalistas e revistas do mundo da bike, das quais podemos citar Enduro MTB, Single Track, Bike Rumor e MBR Magazine. Vilela também conversou com profissionais da Rockshox (marca da suspensão) e da Specialized responsáveis pela idealização da bike.
Café na Trilha com os grandes ciclistas do mundo
Além do lançamento e do grande network, um ponto em destaque na viagem foi a oportunidade de pedalar ao lado de ciclistas como Peter Sagan, Martin Vidaurre, Annika Langavrd e Sofia Gomez, além dos engenheiros, CEO e outros grandes nomes da empresa Specialized.
Os testes das bicicletas foram realizados nos bike parks OMZ, em Matanza, El maiten em navidad, concluindo o terceiro dia em parque regional local.
“Foi uma grande experiência poder representar o Brasil neste grande momento e, acima de tudo, levar os nomes do Café na Trilha comigo”, comentou Fernando.
Sagan é eslovaco e reconhecido mundialmente como um dos maiores ciclistas de estrada do mundo. Ele é recordista mundial da classificação por pontos do Tour de France, um título secundário na maior prova de ciclismo de estrada do mundo. São sete conquistas de Peter nessa modalidade: 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019.
Entre 2015 e 2017, Sagan foi tricampeão do Campeonato Mundial de ciclismo de estrada. Desde o ano passado, Peter dedica-se exclusivamente ao mountain bike.
O anfitrião Martin Vidaurre foi campeão mundial sub-23 no XCO, uma das modalidades do mountain bike, em 2021. Agora, ele está na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos, competição que participou em 2020.
Quem também esteve nos Olimpíadas lá foi a argentina Sofia Gomez. Ela é a atual vencedora do Leadville Trail 100 MTB, uma das mais tradicionais provas de maratona de 100 milhas (160 km) do mundo.
Annika Langavrd está aposentada e o seu legado conta com cinco títulos mundiais, sendo quatro na maratona e um no XCO. Este é um percurso mais curto, que é o padrão olímpico.
Epic 8 e Epic 8 EVO
As Epics estão entre as bicicletas de corrida Cross Country mais rápidas do mundo. Todos esperariam que a nova Epic 8 fosse mais eficiente e mais leve que sua antecessora; isso é o que está em jogo, não decepcionar!
A nova Epic 8 é mais capaz do que o Epic EVO anterior. Os novos modelos Epic 8 EVO definem uma nova referência de bike no país.
De acordo com a Specialized a Epic 8, redefini a fórmula do mais rápido com o dobro da capacidade, eficiência extra e menos massa, 76 gramas mais leve que o S-Works Epic Race anterior.
A nova S-Works Epic 8 está no ápice do XC racing. Com uma construção dedicada em carbono FACT 12M, uma extensão de suspensão em carbono e hardware de titânio, conseguiram reduzir em 76 gramas o peso em relação ao quadro da S-Works Epic anterior. A S-Works Epic 8 também vem equipada com a nova suspensão Flight Attendant da RockShox, que abriga uma suspensão ajustada sob medida, além do novo SWAT 4.0, um bloqueio de direção integrada para ajudar a proteger o tubo superior e freios de quatro pistoes mais potentes.
A Epic 8 agora vem com 120mm de curso de suspensão e sem o sistema Brain, enfatiza a Specialized como a bike mais capaz do mercado.
O que é ser mais capaz
Mais curso, um ângulo de direção mais relaxado (até 65,9º) e tubo superior mais longo (15mm) e 8mm mais próxima do chão se traduzem em mais capacidade e controle. A suspensão RockShox de 3 posições ajustado pelo time Specialized Ride Dynamics elimina qualquer burocracia na configuração de suspensão. A opção Meio Mágico, por exemplo, fornece suporte durante todo o pedal e suspensão ativa nos terrenos mais desafiadores.
A bike apresentou em testes 20%* menos movimento oscilatório ao pedalar enquanto absorve 12% mais forças de impacto, deixando os ciclistas se sentindo mais fortes por mais tempo.
Em outras palavras, a nova Epic 8 absorve 12%* mais forças de impacto e vibração do que a geração anterior, deixando o piloto menos cansado ao longo do tempo.
*Testes tambem realizados em comparação com a Epic EVO – a bicicleta preferida dos nossos pilotos
O gerenciamento de força de impacto, garante que o piloto permaneça na posição de pedalada mais eficiente.
Agora sem o Brain
O novo shox, agora desenvolvido junto a RockShox consegue ser mais eficiente, transmite menos vibração e absorve mais impactos, resolvendo o que já foi queixa de alguns ciclistas, além de oferecer manutenção mais fácil e “comum” em todas as praças.
O novo sistema substitui o brain mantendo as mesmas características da Epic Race, uma bike ágil, com característica Race, sem a necessidade de travar ou destravar as suspensões manualmente, alem de oferecer opção manual de três estágios. O visual continua Clean, sem cabos, algo que foi reforçado pelo Martin na conferência que tivemos.
Fernando Vilela
Com o amortecimento ajustado pela Ride Dynamics, a nova suspensão tem um sistema manual nos modelos de “entrada” da Epic, com 3 opcões de trava incluindo o meio mágico, e o Flight Attendant da RockShox alterna manualmente ou automaticamente e instantaneamente entre as 3 configurações de amortecimento (Aberto, Meio Mágico, Spin on Locl) com base no input do ciclista e do terreno para a pedalada mais rápida e eficiente possível.
Em conferência, os engenheiros da RockShox disseram que o sistema que substitui o Brain é uma conexão de sensores que entende a força, a inclinação e o terreno. Ele aprende a tocada do ciclista e ainda cria um equilíbrio perfeito na absorção e firmeza de todo o sistema. Quanto mais o piloto utiliza, mais o sistema se adapta a ele.
O peso somado do sistema é de aproximadamente 100g, wireless, e se a bateria estiver acabando o sistema vá destravar a suspensão, o que não deixará o ciclista na mão
A SRAM vai criar kits de reposição para o sistema mas não vai disponibilizar em massa no mercado devido a garantia de bom funcionamento, por enquanto.
Flight Attendant, tunado pela Specialized Ride Dynamics
O Flight Attendant RockShox ajustado pela Specialized Ride Dynamics libera sua mente para se concentrar rapidamente, simplificando a decisão no calor do momento, mudando instantaneamente para a configuração ideal de Trio Dinâmico.
Flight Attendant aproveita a tecnologia SRAM AXS Wireless para coletardados em tempo real seus e do terreno para determinar a ideal configuração de compactação para oferecer uma experiência incomparável, e somente assim a Specialized abril mão de sua tecnologia patentiada, o Brain.
Wide Open
Como o nome indica, este é o cenário para quando há uma longa descida ou trecho particularmente técnico. Sempre que você quiser vantagem máxima de suspensão.
A configuração Wide Open tem compactação mínima de amortecimento proporcionando um passeio super flexível e ativo que faz com que a Epic 8 pareça uma bicicleta com muito mais curso.
Maggic Middle
Quando você está correndo cross country, muitas vezes é difícil manter os pulmões no corpo, muito menos pensar sobre como alterar a configuração do choque. E ainda assim, você precisa uma plataforma firme para eficiência de pedalada e ativa suspensão em bruto. É por isso que os modelos Epic 8 apresentam a configuração Magic Middle; é ideal para 80% das corridas situações. Configure e esqueça!
A configuração Magic Middle oferece uma plataforma de pedalada firme através melodia que requer forças maiores do que a maioria das forças de pedalada para fazer o movimento de suspensão. Magic Middle também oferece suspensão ativa sob forças de colisão, porque depois de rompe o estágio inicial, a Mágica acontece!
Conforto e controle definem este estágio.
Sprint-On-Lock
Via de regra, acreditamos na suspensão ativa. Mas há uma exceção para todas as regras. Como quando o fim a linha está a 50 metros de distância e você tem um bogie na sua cauda. Ou quando há um suave e prolongado escalar. Em tempos como estes você quer travar o choque e ir.
Duro! Essa é a configuração Sprint-On-Lock.
Solte o martelo!
Projetada para o Piloto
Cada tamanho de quadro Epic 8 é otimizado especificamente para o tamanho dos ciclistas que a pedalam. Isso não é apenas dimensionar tamanhos de tubos, é um processo de engenharia básico em cada quadro que garante que ciclistas de todos os tamanhos obtenham a mesma excelente performance, ao mesmo tempo que elimina toda e qualquer massa estranha.
Peças compostas para moldagem por compressão são ineficientes porque são sólidas e requer preenchimento. Estruturas compostas ocas são mais leves e mais fortes. Na busca pela otimização, a Specialized inventou uma maneira de moldar o tubo e colocar as abas do Shock para frente economizando 24 gramas do tubo superior e fazendo basicamente um modelo de quadro para cada tamanho.
Epic 8 EVO
A Epic Evo agora virá com 130mm, terá apenas os modos wide open e sprint onlock position.
Construída sobre o mesmo quadro que a Epic 8, a Epic 8 EVO desfruta de toda a eficiência e recursos do quadro, como o SWAT 4.0 e o bloqueio de direção integrada, enquanto aumenta a sua capacidade para uma experiência downcountry definitiva. A suspensão FOX de 2 posições, ajustada pela Specialized Ride Dynamics é a configuração escolhida pela marca para eficiência nas subidas e velocidade nas descidas. A Epic 8 EVO é complementada com um garfo FOX de 130mm de curso, freios mais potentes e pneus mais robustos para a bicicleta downcountry mais capaz do planeta.
As bikes ficaram mais leves que as versões anteriores, mas não souberam informar o peso.
Duas Bikes Novas
Resumindo: Duas bikes novas, com geometria progressiva.
Um conjunto de pequenas mudanças fazem as Epic mais eficientes para todo tipo de terreno. Com o mesmo quadro, a escolha do usuario fica apenas pelas configurações de cada modelo, o que puxa a Epic 8 para um cenário mais Race porém capaz de encarar o obstáculos mais técnicos, e a EVO 8 para um cenário Downcountry, não abrindo mão de performance nas pedaladas. .
Epic 8
Fork: RockShox SID 120mm travel
Shock: RockShox SIDLuxe 3-position w/
custom Ride Dynamics tune
Brakes: SRAM Level 4-piston
Tires: Specialized Fast Trak 2.35” front /
Renegade 2.35” rear
Cockpit: Roval Control SL integrated cockpit on S-Works,
flat carbon bars on other models
Epic 8 EVO
Fork: FOX 34 130mm travel
Shock: FOX FLOAT 2-position w/
custom Ride Dynamics tune
Brakes: SRAM Code 4-piston
Tires: Specialized Purgatory 2.4” front /
Ground Control 2.35” rear
Cockpit: Riser bars and shorter stems for
increased control when descending
Imagino que somente desta forma eles conseguiram aceitar a retirada do brain, mantendo a bike com características similares, que eram motivo de elogios de muitos ciclistas como eu, como a facilidade de “tocar a bike” sem muitos controles, poucos cabos e pequena administração de sistemas, apenas pedalar e fazer força.
Para eles a Evo ficou posicionada como uma Cross country bike e an Epic como cross country RACE bike. As necessidades de cada modelo, em relação a geometria, material utilizado, firmeza, responsividade, ficaram muito próximas, o que também não justifica mais ter dois quadros.
Além das bikes conhecemos os novos uniformes e rodas dos atletas Specialized. As rodas serão disponibilizadas ao mercado próximo a etapa de Araxá, no Brasil, em edição limitada. Se não me engano, serão apenas 400 unidades, tendo como mudanças principais os raios e cubos, que deixaram as Roval ainda mais leves, eficientes e resistentes.
Fernando Vilela
Bike Chart – Geometria das Bikes
Curiosidades
Limite de peso do atleta para bikes em carbono: 123kg
As suspensões vêm sem tokens internos, podendo ser acrescentado.
Os links dos modelos EVO Comp, Expert e Pro não são em fibra de carbono.