Recuperação pós Treino! Será que você faz isso de forma correta? Pensando nisso separei 6 dicas infalíveis para recuperar após o pedal de Mountain Bike e/ou ciclismo.

Antes de mais nada, se gostou, deixa aquele like e compartilhe! Me siga também no canal pessoal: https://goo.gl/yLw4LQ

Recebi uma pergunta de um seguidor após o Pedal Chucrutes 2019, exatamente sobre esse tema.

Confesso que na hora não entendi se ele gostaria de saber o que fazer exatamente após o pedal ou o que fazer nos dias posteriores, de forma que pudesse recuperar rápido e seguir os treinos.

Sendo assim, preparei algumas dicas infalíveis para quem quer recuperar rápido e estar pronto para o próximo pedal!

Recuperação ativa:

Pedale! Parece estranho mas pedalar (girando leve) é uma das melhores formas de você se recuperar.

Pedalar leve após o pedal longo ou de grande esforço fisico rapa com que seu corpo vá desacelerando e ainda ajuda a circulacao sanguinea, levando nutrientes e “limpando” o que nesse artigo chamo de sugeira produzida pelos alto esforço fisico.

Quem acompanha grandes voltas e atletas do Pro Tour, já deve ter percebido que alguns fazem alguns minutos de rolo logo apos a etapa.

É o começo da recuperação ativa, o que diria que é exatamente o que deve fazer no dia seguinte.

Recuperação Ativa

A grosso modo, o treino de recuperação ativa é um treino leve, porem constante. Normalmente realizo sessões entre 30 a 40 quilômetros de pedal (Bike Speed) em uma zona Z2.

Seu treinador ou um preparador físico é a melhor pessoa para lhe orientar neste aspecto.

Uma caminhada após exercício ou no dia posterior também ajuda muito!

Hidratação:

Tome bastante liquido! Perdemos muito liquido durante as atividades físicas, e é fundamental repor o mais rápido possível.

É fácil perceber se você desidratou muito ou não, a urina mais escura é um sinal evidente desta “Desidratação”.

Beba liquido aos poucos, após o pedal e durante todo dia. Água é o principal, porem você pode ir intercalando com água de coco, misturar sais de hidratação na água (compre na farmácia – é bem barato), Gatorade, repositores eletrolíticos, entre outros.

Evite bebidas alcoólicas que desidratam muito.

Limpeza do Corpo ou Banho:

Assim que chego do pedal, costumo lavar o rosto, os braços e as pernas, e sempre que possível troco a camisa.

Desconheço algo cientifico a esse respeito, mas sinto uma leveza no corpo e uma sensaçao real de que acabou e vou começar a me recuperar.

Faça um teste, se possível, compartilhe nos comentários sua experiencia.

Quando chegar em casa, tirar a roupa suada e tome um banho, deixe seu corpo respirar e relaxar, colocar as pernas para cima por alguns minutos logo apos o banho ajuda muito.

Massageie as pernas com o sabonete durante o banho! Essa foi uma dica que estava nos comentários do Vídeo, também costumo fazer e isso ajuda muito também.

Recuperação pós treino: 6 Dicas infalíveis

Alimentação:

Não necessariamente nesta ordem, mas voce tem que comer logo.

Tão importante como se hidratar é comer. Eu não consigo comer muito logo após atividades muito intensas, como aos poucos, igual passarinho.

Opte por alimentos saudáveis e de fácil digestão, alimentos como carboidratos simples (macarrão, arroz e etc.) e proteínas (carnes, ovos e etc.) ajudam a recuperar a energia e a musculatura.

Comer muito ou comer alimentos muito pesados fará com que seu corpo que quer se recuperar, de certa forma, divida os serviços, entre recuperação e digestão.

Alongamento:

Como diz meu massoterapeuta, alongar nunca é demais. Alongue o tempo todo, na cama, no chuveiro, vendo televisão.. alongue!

Antes do pedal ou logo apos o pedal, evite alongamentos severos, eles podem romper algumas fibras musculares ou podem gerar lesões e lhe atrapalhar.

O ideal em relação a alongamento é que concilie sessões de alongamento e fortalecimento, de forma que mantenha a elasticidade dos músculos. Equilíbrio, essa é a formula!

Divirta-se!

Divirta-se, faça algo que goste, principalmente no dia posterior ao treino, que tenho certeza que sua vontade será ficar em casa. Não faça do seu esporte um sacrifício, pegue a bike e vá a um lugar que curta, encontre os amigos, vá tomar um café em um lugar diferente.

Espero ter ajudado!

[wp_bannerize group="Banner MXbikes" no_html_wrap="1" categories="3,9,17" random="1" limit="1"]

One thought on “RECUPERAÇÃO PÓS TREINO – 6 Dicas infalíveis de Recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *