Os contras de quem pedala ou treina em dias de chuva ou solo molhado
Constumo treinar e postar meus treinos na chuva com uma certa frequência nas redes sociais, e são constantes as perguntas sobre os prejuízos que esta prática pode causar ao equipamento.
A rotina de um atleta
Pedalar na chuva faz parte da rotina de todo ciclista, mas principalmente dos atletas. Para quem precisa manter o corpo em movimento ou até mesmo manter a “planilha de treino” atualizada, dias de chuva fazem parte da rotina.
Não são todos os atletas ou ciclistas qe possuem rolos de treinamento indoor dentro de casa ou que gostam de pedalar em bicicletas estáticas. No meu caso por exemplo, mesclo entre dia off, musculação e em ultima instância, treino indoor; mas não consigo passar de três dias sem ir para rua.
Pedalar na chuva estraga a bicicleta!
Se voce tem duvida se pedalar na chuva estraga a bike, a resposta é sim!
A água, o óleo, a poeira e outras substâncias estranhas encontradas no chão podem criar um acúmulo excessivo de resíduos no quadro e nos componentes da bicicleta, e isso pode provocar atrito e desgaste precoce de algumas peças.
No caso dos estradões de terra ou trilhas, a areia com pouca lubrificação começa a “lixar” os componentes da bike, como coroas, cassete, corrente e principalmente os freios.
Em provas é muito comum termos que trocar as pastilhas de freios no final de uma etapa de chuva.
O que posso fazer para minimizar os prejuizos
Pré Pedal
Se você tem costume de padalar na chuva ou em regiões muito molhadas, com poças de lama, o ideal é levar a bike para uma revisão geram e caprichar na lubrificação. Eu costumo abrir todos os rolamentos e aumentar a quantidade de graxa dentro deles, externamente mantenho todas as junções e encaixes bem lubrificados, para repelir um pouco mais a água.
Ao fazer isso, tome muito cuidado com o excesso, pois a graxa em excesso pode acumular areia, o que também vai arranhar os componentes.
Portanto, a limpeza e os cuidados são imprescindíveis!
Pós Pedal
É claro que uma revisão é a melhor solução, mas nem sempre isso é possível, sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados em casa:
- Lubrificar a corrente antes de sair na chuva, preferencialmente com um lubrificante para condições extremas;
- Passar uma água na bicicleta para retirar a sujeira;
- Limpar principalmente a superfície dos aros, os discos de freio, a corrente e os componentes da relação;
- Retirar o quanto antes o canote do selim e virar a bicicleta de cabeça para baixo para que a água escorra, prevenindo danos ao movimento central;
- Lubrificar novamente a corrente após a limpeza com escova apropriada.
Além da bike outros acessórios também podem estragar
Pois é, mais cuidados devem ser tomados em dias de chuva:
- Sua Jersey e bretelle podem manchar, portanto dê preferência a roupas escuras ou mais velhas;
- Os capacetes molham e com o tempo as espumas de proteção começam a descolar, evite deixar molado e esfregar o tempo todo;
- As sapatilhas demoram para secar e apodrecem as costuras, além de descolar, portanto retire as palmilhas e coloque para secar o quanto antes.
Agora que já sabe os riscos, acredito que você também saberá previnir os prejuizos e minimizar os prejuízos. Bons treinos e chega de ficar pulando em poças de lama, você não é a Peppa Pig!