Lubrificante de corrente de bicicleta é sempre uma duvida, são diversos tipos de lubrificantes no mercado e sempre nos perguntamos: Qual é melhor?

Provavelmente não exista um lubrificante melhor, e sim aquele que se adequa mais as suas condições de uso, seu gosto pessoal e ao seu bolso.

Tivemos a oportunidade de testar diversos lubrificantes de corrente de bike, marcas diferentes de lubrificantes “a seco” ou de cera, lubrificantes úmidos, e compostos diferentes como os lubrificantes da Solifes.

Os lubrificantes foram testados por nossa equipe me bikes speed, ou de estrada, e em mountain bikes, tanto em terrenos mais secos como em tempestades e provas duríssimas como condições adversas, e como resultado, encontramos opiniões diferentes entre nossos apresentadores.

Lubrificantes a base de Cera ou Lubrificantes úmidos?

De forma geral, existem basicamente três tipos de lubrificantes disponíveis no mercado, os lubrificantes a base de cera (Secos), os lubrificantes úmidos e os mais líquidos, com composição diferenciada como vamos citar aqui o da Solifes.

Em nosso testes, os lubrificantes a seco foram o da Smoove, o conhecido Squirt e o recém lançado lubrificante  S-Wax.

A opinião dos apresentadores foi bem parecida, tendo uma percepção ótima sobre os três o lubrificantes e apenas uma diferença.

Encontramos uma formação de borra demasiada nas roldanas caudado pelo lubrificante da Squirt, que consequentemente teve que ser reaplicado por mais vezes.

Em condições de chuva, apesar  da Smoove e o S-Wax serem lubrificantes a base cera e mais indicados para terrenos e condições secas, ambos surpreenderam na fixação e durabilidade.

A necessidade de reaplicação do lubrificante da Smoove, entre os três foi a menor, logo se você é daqueles que esquece de fazer isso no dia anterior ao pedal, este é um excelente candidato a ser seu lubrificante. 

Entenda a forma correta de aplicação de um lubrificante de cera e como economizar. 

Os lubrificantes úmidos, como o da Finish Line testado por nossos apresentadores são aqueles mais indicados para terremos de lama ou pedais onde terá contato com umidade, como chuva ou poças de lama.

Por serem literalmente úmidos, e deixarem a corrente molhada, e comum agarrar sujeira na corrente a cada pedal, isso exigira de você uma limpeza periódica do conjunto, para que o acumulo de sujeira não prejudique seu pedal ou os componentes de sua bicicleta.

A remoção de lubrificantes úmidos são mais difíceis e costumam manchar mais as ferramentas que estiver utilizando para fazer esta limpeza, por outro lado, utilizando um desengraxante adequado, este ainda se mostrou mais fácil que o lubrificante da Solifes.

Uma boa dica é levar um lubrificante úmido em provas e pedais, ele pode ser um salva vidas se não souber o que vai encontrar pela frente.

 O lubrificante da Solifes merece até uma matéria a parte. Este lubrificante nos deixou curiosos e formamos opiniões diferentes sobre ele.

Para começar, o lubrificante deve ser aplicado em uma corrente limpa, para que tenha uma aderência e resultado adequado, ou conforme o fabricante promete, confessamos que esse foi um de nossos erros no começo.

Aplicado de forma correta, a lubrificação dele é inquestionável, e realiza bem o trabalho.

Em testes com bikes de estrada, se demostrou durável, como afirma nosso editor Fernando Vilela: “Tive duvidas em relação ao uso na Mountain Bike, mas na bike de estrada se tornou meu preferido, esqueço que tenho que lubrificar a corrente.”

Na mountain bike as opiniões se divergiram e o fato de ser um lubrificante mais liquido e não envolver a sujeira como a cera faz, pequenos barulhos de areia se tonam perceptíveis, mas não prejudicam em nada a lubrificação.

Outro ponto positivo sobre esse lubrificantes foi em condições extremas, como muita lama a reaplicação do lubrificante durante o pedal simplesmente repeliu a sujeira, algo incrível que surpreendeu nosso editor e outros atletas no Brasil Ride de 2018 em Arraial da D´Ajuda.

Já o Desengraxante da Solifes conseguiu remover o lubrificante, mas não foi fácil. Tem cheiro forte, e principalmente por ser um aerosol, é indicado que seja aplicado em ambientes abertos.

[wp_bannerize group="Banner MXbikes" no_html_wrap="1" categories="3,9,17" random="1" limit="1"]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *