Dia clássico de pedal no pelotão de Bike Speed, eu distraído e quase perdi a fuga. 

Essa é uma situação constante em pedais, treinos e provas, onde podemos estar tranquilos no vácuo do pelotão, as vezes batendo até papo, e uma fuga acontece lá na frente e te pega desprevenido.

Você sabe o que fazer em uma situação dessas?

Não existe formula magica! Se for uma prova, primeiramente você tem que procurar saber quais são os atletas que compõe aquela fuga, e se são da sua categoria ou não.

Se não forem, é uma boa oportunidade de se destacar, e negociar com os atletas sua função dentro do grupo, já que vocês não oferecem perigo uns aos outros.

Uma fuga bem alinhada é beneficio para todos, e no sprint final as coisas se resolvem. 

É importante seguir o combinado, confiança é importante neste momento e em momentos futuros.

Se, dentre os atletas que compõe aquele grupo, existirem atletas da sua categoria, você deve negociar com o grupo e tentar buscar a fuga.

Se o grupo não estiver disposto a alcançar a fuga, lhe resta duas alternativas, ou toma a decisão de não disputar por aquelas posições e torcer por algum furo de pneu ou imprevisto, ou coloca a cara no vento e dá tudo que pode para encostar neles.

Eu disse tudo que pode! É tudo ou nada!

De uma forma ou de outra, se for para se destacar, ou para brigar por posição, se sua decisão for buscar o pelotão, você deve toma-la em frações de segundo e fazer o que tiver que fazer para alcança-los.

Tenha em mente que dificilmente terá uma segunda chance, e que essa decisão é praticamente tudo ou nada.

Se conseguir alcança-los, talvez consiga descansar, talvez!

Se não alcançar a fuga, tará uma outra decisão a tomar, ou aborta a missão antes que seja tarde ou continua mantendo um ritmo em busca do exito.

Continuar a batalha neste momento, pode ser arriscado, pode ocorrer de não conseguir seguir sozinho por muito tempo e se o pelotão que vem de trás lhe alcançar, já aconteceu comigo, de eu não ter mais forças para,se quer, acompanha-los.


Você deve estar se perguntando: Mas Fernando, como vou saber isso?

A grande verdade é que não vai, é um jogo, um risco calculado, mas com experiencia, e conhecendo seus limites, é possível ter uma percepção da situação. Somente assim irá errar e se arriscar menos.

No mais, fique atento aos ataques, essa é a graça do esporte, e curta todas as situações positivas e negativas, sempre temos o que comemorar e aprender com elas.

[wp_bannerize group="Banner MXbikes" no_html_wrap="1" categories="3,9,17" random="1" limit="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *