Cafeína, uma substancia muito usada por esportistas e praticantes de musculação. Qual os efeitos da cafeína e de que forma somos beneficiados por ela em esportes como o ciclismo?

Antes de começar a falar da cafeína, devemos entender que cada individuo tem sua particularidade e que alem da dose, devemos respeitar nossa sensibilidade a algumas substancias.

Cafe para ciclista
Efeitos da Cafeína para quem pratica esporte como o ciclismo

Remédio ou Veneno?

Hoje a Cafeína é uma substancia bem conhecida, muito estudada e seus efeitos são bem conhecidos, como falei no paragrafo anterior, o que definira o efeito de algo benéfico (Remédio) ou maléfico (veneno) ao seu corpo é a dose de cafeina e sua sensibilidade a substancia.

Alguns efeitos que são vistos como positivos e esperados da substancia, também podem lhe atrapalhar caso ela seja consumida em horários indesejados. A insonia é um deles!

Efeitos da Cafeína

  • Melhora o cansaço físico
  • Melhora concentração e estado de alerta
  • Diminui a fadiga mental e muscular
  • Pode funcionar como um leve antidepressivo
  • Melhora o desempenho nas atividades físicas
  • Possui efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo (transforma a gordura em fonte de energia)
  • Melhora o humor e o estado de alerta
  • Pode ajudar no tratamento de diabetes

Outros efeitos benéficos como uma melhoria na pele e cabelo também são conhecidos, porem em menor proporção.

O tempo de ação da cafeina no corpo é geralmente de 4 a 6 horas, mas como dito, pode variar de um individuo a outro.

Qual efeito benéfico para nós Ciclistas

Em busca de resultados melhores e de super músculos, ciclistas tem consumido cada vez mais o café e a cafeína.

A cafeína age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga durante a atividade física, o que nos faz ir mais longe.

A cafeína desperta o corpo, aumenta o metabolismo e acelera as funções do coração, alem de aumentar a produção de adrenalina, que também pode ter um efeito “anestésico”.

A cafeína, aumenta também a concentração de beta-endorfinas que pode diminuir a sensação de dor. Isso faz com que exercícios mais intensos e extenuantes possam ser feitos por mais tempo.

Outro efeito muito bom dessa substancia é o aumento da Endorfina, hormônio que nos trás a sensação de prazer.

Diante disso tudo, é inquestionável os benéficos da substancia para ciclistas e outros praticantes de atividades físicas. Estudos em laboratório e com pessoas que receberam doses diferentes de cafeina ao pedalar, também já constataram que essa substancia fez com que ciclistas fossem mais longe.

Pessoas buscam Cafeína natural

É uma tendencia hoje as pessoas melhorarem a alimentação e procurarem formas naturais de adquirir substancias através dos alimentos ao invés de remédios. Com a cafeína não é diferente!

Fiz uma entrevista com um proprietário de uma cafeteria local e ele me afirmou que alem de um momento de lazer, descontração e reunião, o cafe tem se tornado uma excelente fonte de cafeina e tem sido cada vez mais procurados por praticantes de atividades físicas.

O Marcelo me conta que com um maior conhecimento hoje, sobre os grãos, o cultivo e a qualidade dos cafés, e ainda usando métodos de extração diferentes, podemos conseguir com facilidade o consumo desejado da cafeina.

Quer saber mais?

Segue abaixo entrevista bem bacana com o Marcelo Lorenzon, proprietário do Mezanino Caffé.

Os Efeitos da Cafeína e como extrai-la do café
[wp_bannerize group="Banner MXbikes" no_html_wrap="1" categories="3,9,17" random="1" limit="1"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *