Bike Speed ou bicicleta de ciclismo de estrada está em alta. Para ajudar na compra de uma Bike Speed, separei oito dicas bem bacanas que podem lhe ajudar na decisão.
São inúmeras as pessoas que procuram por essas bikes em lojas, redes sociais e sistemas de busca, mas nem sempre sabem qual comprar.
Se você tem essa duvida ou conhece alguém que tenha, se liga nessas dicas!
8 Dicas para comprar uma bike Speed
Dica 1: Bike Fit
Hoje em dia não dá para comprar qualquer bike sem antes fazer um bike fit.
Bike no Brasil é cara, e comprar uma bike errada ou do tamanho errado seria um desperdício de dinheiro, muito dinheiro.
O bike fit lhe ajudará a escolher o tamanho de bike ideal para você e os acessórios que compõe a bike, como tamanho de mesinha, tamanho de pedivela, tipo de selim, tamanho de guidom, entre outros.
Se você já esta com o orçamento da sua bike speed apertado, saber que ainda deverá comprar um ou outro acessório vai lhe ajudar na decisão de compra e quem sabe comprar uma bike mais barata ou usada, que as vezes já vem com upgrades, possa ser uma boa solução.
Quer poupar, então faça um bike fit!
Saber que deve trocar algo, vai lhe poupar dinheiro caso a troca seja feita exatamente no momento da compra da bike speed nova. A maioria das bike shops absorvem a peça que vai ser trocada, nova, por um preço mais justo.
Dica 2: Carbono
O carbono basicamente tem três funções que posso destacar como principais, são leves, resistentes e mais confortáveis quando comparáveis com o alumínio.
As bikes Speed não tem suspensão de maneira geral, o carbono diminui a vibração causada pelos pneus cheios e duros em contato com o solo, que no brasil não é muito liso.
Se não tem condições de comprar uma bike de carbono, sem problemas. Existem muitas bikes de alumínio que estão dando show em bike de carbono por ai em relação a peso, porem, procure as com garfo em carbono, pelo mesmo motivo.
Algumas peças como guidom de carbono, canote em carbono e mesa em carbono, também ajudam no conforto, porem são peças caras. Vale a pena colocar na balança e ver se não é melhor fazer um Up grade de bike.
Dica 3: Objetivo
Tenha bem claro qual o seu objetivo com a bike. Se quer uma bike apenas para treinos ou para ter uma opção mais ao Mountian Bike, não vale a pena comprar bikes caras.
A maior diferença entre uma bike muito cara e uma mais barata esta no peso, portanto se seu objetivo não é pegar Kom e tampouco vencer corridas, desencana.
Aos poucos, se seus objetivos mudarem, se seu gosto pela modalidade aumentar e você sentir que quer algo a mais, você vai fazendo upgrades de peças ou de bike.
Dica 4: Up Grade
Fazer Up Grade é uma das opções a trocar de bike, na minha opinião são muito validos.
O melhor upgrade, na minha opinião é roda. É o componente onde normalmente se tira mais peso (Principalmente por se tratar de peso em movimento).
As rodas melhoram a rolagem, cubos melhores e com menos atritos possibilitam uma pedalada mais solta e é o principal componente entre você e o solo.
Outra vantagem em relação a rodas é que se for trocar de bike um dia, normalmente pode aproveita-las na bike nova, outros componentes nem sempre são assim.
Se sua ideia é trocar vários componentes, vale a pena fazer conta e ver se já não é hora de fazer um upgrade de bike. Normalmente fica mais barato.
Dica 5: Clip e Sapatilha
Clip e sapatilha são essenciais nas bike speed. Pedalar de tênis, alem de perder eficiência na pedalada, pode escorregar e render um belo tombo.
Se inda tem medo dos pés presos a bike, é hora de passar por isso. Todos nos passamos por essa etapa um dia, e acredite, vão ser momentos de risadas pois se cair vai ser provavelmente parado.
Se você já usa sapatilha de MTB, elas servem para andar nas speed também, apesar de não serem ideias. Para treinos, tem muita gente que faz isso.
Dica 6: Grupo e relação de marchas
A maioria dos grupos da Shimano são excelentes e atendem muito bem.
Confesso que não conheço muito os grupos da Sram para bike Speed e nunca testei um, então não me arriscarei a falar deles.
Se tem um grupo que gosto muito e acho um excelente custo benéfico, é o 105. Grupo extremamente leve, resistente e com trocas de marchas bem macias.
Com relação as coroas, indico as 52 ou 53 dentes. 50 dentes acho pouco, e como o papo aqui é voltado a economizar, mesmo que o 50 dentes esteja em harmonia com seu preparo físico atual, acredito que evoluirá rápido e acabara perdendo essa relação na mesma velocidade.
Com relação ao cassete, iria em um mais versátil, com ate 30 ou 32 dentes.
Dica 7: Bike Speed femininas
Antigamente tínhamos bike Speed feminina e masculina. Normalmente as bikes femininas possuíam um quadro mais snoop e as masculinas mais tradicional.
As bikes snoop são mais ágeis, principalmente em retomadas e acelerações e as tradicionais melhores para “passo”.
Algumas marcas ainda trabalham assim, mas vejo uma tendencia aos quadros unisses, onde o top tube é mais reto e o triangulo traseiro mais curto, o que também agrega a bike um pouco dos dois mundos.
Sendo assim, o que tem diferenciado bikes para mulheres são os componentes e o grafismo, ou seja, mesas, guidom, selim e cores voltados ao publico feminino.
Dica 8: Revenda
Essa é a dica que posso chamar de dica de Ouro.
Se está com duvida em qual bike comprar, se está entre uma ou outra. Pense na revenda!
Nem todas as marcas são boas de venda em todas as regiões.
Pesquise na sua região a bike que vende bem e que se amanha quiser fazer um upgrade ou simplesmente vende-la, perderá menos dinheiro ou no minimo terá uma boa moeda de troa nas mãos.
Espero ter ajudado!
Nos vemos numa próxima.