Bike de Carbono ou Bike de Alumínio? Afinal, qual a real diferença entre uma quadro fabricado em carbono ou um quadro de alumínio, e o que isso influencia da geometria da bike e na pilotagem da bicicleta.

Se você ainda tem essa dúvida, e fica se perguntando se é melhor comprar uma bike de carbono com componentes mais simples ou uma de alumínio com componentes mais tops, aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar a compreender melhor essa duas tecnologias e quem sabe, lhe ajudar na escolha.

Para me ajudar nesse comparativo de bikes de carbono Vs Bikes de alumínio, vou contar com a ajuda do Zorzo, responsável pelo desenvolvimento de bicicletas na Soul Cycles, e vou aproveitar para apresentar para vocês, dois modelos de bike, a SL 929 2020, a bike topo de linha da Soul Cycles e a nova Soul Vesuvio 2020, que logo será lançada, mas você já pode conhecer alguns detalhes em primeira mão.

Em nossa conversa, percebi que o carbono tem mais vantagens em relação ao Aluminio do que realmente parece.

Absorção de Impactos

Ouve-se muito falar da questão de conforto, e isso é fato e facilmente perceptivel quando se testa bicicletas compostas destes materiais. O que gera esse conforto é a maior absorção de impactos que o carbono tem frente ao aluminio, sendo assim, voce tambem poderá ter melhor pilotagem na bicicleta e menos fadiga em seu corpo.

Parece Pouco?

Alem de absorver mais as vibrações, o as fibras de carbono, trabalhadas e alinhadas de forma correta, podem ser mais resistentes, o que possibilita maiores possibilidades quando falamos em geometria da bicicleta.

Na entrevista com o Zorzo, responsável pelo desenvolvimento de produtos da Soul Cycles. consegui perceber facilmente isso, onde na bicicleta em carbono conseguiram encurtar o ChainStay, afinando os tubos, tem atrapalhar o vão dos pneus e sem prejudicar a rigidez da bicicleta.

Quais as desvantagens do Carbono Frente ao Aluminio?

Nem tudo é vantagem. O Alumínio é mais barato, então o cliente consegue adquirir bons produtos por preços mais reduzidos, alem na reposição ou substituição de uma quadro, por exemplo.

O alumínio é mais resistente a impactos laterais, o que podem ocorrer em quedas bruscas ou até mesmo simples pancadas.

Hoje as marcas já conseguem fabricar quadros em alumínio com qualidade muito alta, alguns quadros chegam a ser inclusive mais leves que alguns quadros de carbono, ou pesos muito similares.

Fadiga de materiais

Em testes de laboratório, o alumínio, em condições severas de uso, se demostrou mais frágil que o carbono em relação a manter suas propriedade durante os anos, o que pode causas rupturas de peças e componentes.

Saiba Mais!: http://bit.ly/0-SaibaMais

INSCREVA-SE no Café na Trilha – http://bit.ly/0-SaibaMais

++++++++++++++

LOJA CAFÉ NA TRILHA – http://bit.ly/lojaCNT

CAMISAS CNT: http://bit.ly/CamisasCNT

[wp_bannerize group="Banner MXbikes" no_html_wrap="1" categories="3,9,17" random="1" limit="1"]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *