Bike de Carbono ou Bike de Alumínio? Afinal, qual a real diferença entre uma quadro fabricado em carbono ou um quadro de alumínio, e o que isso influencia da geometria da bike e na pilotagem da bicicleta.
Se você ainda tem essa dúvida, e fica se perguntando se é melhor comprar uma bike de carbono com componentes mais simples ou uma de alumínio com componentes mais tops, aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar a compreender melhor essa duas tecnologias e quem sabe, lhe ajudar na escolha.
Para me ajudar nesse comparativo de bikes de carbono Vs Bikes de alumínio, vou contar com a ajuda do Zorzo, responsável pelo desenvolvimento de bicicletas na Soul Cycles, e vou aproveitar para apresentar para vocês, dois modelos de bike, a SL 929 2020, a bike topo de linha da Soul Cycles e a nova Soul Vesuvio 2020, que logo será lançada, mas você já pode conhecer alguns detalhes em primeira mão.
Em nossa conversa, percebi que o carbono tem mais vantagens em relação ao Aluminio do que realmente parece.
Absorção de Impactos
Ouve-se muito falar da questão de conforto, e isso é fato e facilmente perceptivel quando se testa bicicletas compostas destes materiais. O que gera esse conforto é a maior absorção de impactos que o carbono tem frente ao aluminio, sendo assim, voce tambem poderá ter melhor pilotagem na bicicleta e menos fadiga em seu corpo.
Parece Pouco?
Alem de absorver mais as vibrações, o as fibras de carbono, trabalhadas e alinhadas de forma correta, podem ser mais resistentes, o que possibilita maiores possibilidades quando falamos em geometria da bicicleta.
Na entrevista com o Zorzo, responsável pelo desenvolvimento de produtos da Soul Cycles. consegui perceber facilmente isso, onde na bicicleta em carbono conseguiram encurtar o ChainStay, afinando os tubos, tem atrapalhar o vão dos pneus e sem prejudicar a rigidez da bicicleta.
Quais as desvantagens do Carbono Frente ao Aluminio?
Nem tudo é vantagem. O Alumínio é mais barato, então o cliente consegue adquirir bons produtos por preços mais reduzidos, alem na reposição ou substituição de uma quadro, por exemplo.
O alumínio é mais resistente a impactos laterais, o que podem ocorrer em quedas bruscas ou até mesmo simples pancadas.
Hoje as marcas já conseguem fabricar quadros em alumínio com qualidade muito alta, alguns quadros chegam a ser inclusive mais leves que alguns quadros de carbono, ou pesos muito similares.
Fadiga de materiais
Em testes de laboratório, o alumínio, em condições severas de uso, se demostrou mais frágil que o carbono em relação a manter suas propriedade durante os anos, o que pode causas rupturas de peças e componentes.
Saiba Mais!: http://bit.ly/0-SaibaMais
INSCREVA-SE no Café na Trilha – http://bit.ly/0-SaibaMais
++++++++++++++
LOJA CAFÉ NA TRILHA –
CAMISAS CNT: