Minas Gerais mais uma vez foi palco de um momento histórico para o mountain bike brasileiro. Isso porque, no último fim de semana, a cidade de Santana dos Montes recebeu o Desafio Dos Gigantes, prova idealizada pela Avelar Sports, durante os dias de 15 e 16 de Agosto. A corrida aconteceu no Chácara BIke Park com um novo desenho, diferente das tradicionais corridas, tudo pensado em criar um verdadeiro espetáculo ao público nas transmissões.

Após 5 meses sem provas de mountain bike no Brasil, a organizadora de eventos esportivos Avelar Sports lança um novo projeto, o Desafio dos Gigantes.

Uma prova inédita criada especialmente para ser televisionada, reunindo os principais nomes do MTB no Brasil. Contando apenas com convidados, 40 atletas sendo 25 homens e 15 mulheres disputarão 4 provas em 2 dias.

“A bicicleta vive um momento de pleno crescimento no Brasil e no Mundo, e nosso esporte profissional esta parado faz 150 dias, criamos estratégias para seguir com segurança e alcançar este novo publico que chegou no mundo da bike”, disse Felipe Avelar, idealizador do projeto.

Uma estratégia de segurança foi montada junto vigilância sanitária, Prefeitura, Federação de Ciclismo e organização para que tudo ocorra dentro das normas e com todo cuidado necessário visando a saúde de todos. Será um evento sem presença de publico, apenas competidores e staff podem estar na área da prova. Uma das exigências para a participação
do evento foi apresentar o teste de Covid-19 com resultado negativo para todos os envolvidos entrar no espaço destinado a prova.

Outros 20 envolvidos da organização passaram por teste para conter qualquer chance de contaminação, o uso de máscaras também será imprescindível e obrigatório durante todo o evento.

QUATRO PROVAS EM DOIS DIAS

No sábado, a primeira prova será o UP&DH Eliminator, composta por três baterias em que largam 8 atletas e os 4 primeiros se classificam para uma final. Será uma prova desafiadora, com percurso de cerca de 2 km e um desnível acumulado de 100 metros. Uma subida longa e dura seguida por um trecho de descida com rampas e curvas de tirar o fôlego.

Em seguida, a segunda prova do dia será o MTB Criterium, com percurso de 1,4 km os atletas irão correr 20 minutos no trajeto mais 1 volta, sendo que o último ciclista de cada volta é eliminado.

No domingo, é a vez do UP Hill Eliminator, com o mesmo formato de sábado, largando 8 atletas e classificando os 4 primeiros para a final, em apenas uma subida de 1000 metros.

Fechando as competições com um Short Track, envolvendo o trecho de subida da primeira prova do dia e mais uma trilha de Enduro, morro abaixo!

O percurso com aproximadamente 2 km será no formato de 25min mais 1 volta, uma prova dinâmica e rápida que requer muita técnica dos Gigantes do MTB.

PROVAS E RESULTADOS

UP Downhill Eliminator
Uma disputa chamada UP&DH Eliminator foi a primeira prova do sábado. Nela, os atletas encararam uma subida super dura, seguida de uma descida bastante técnica, com obstáculos artificiais, saltos de diversos tamanhos. 

Na primeira prova, dividida em três baterias masculinas e duas femininas somente classificavam os quatro primeiros homens e cinco primeiras mulheres para a final. 

Na disputa rápida e intensa, destaque para o masculino com a vitória de José Gabriel na primeira bateria classificatória, em uma disputa acirrada com o campeão mundial Henrique Avancini.
Nas outras baterias, foi possível ver que a paralisação de provas não desanimou o treinamento dos atletas, que se mantiveram fortes do início ao fim. Luiz Henrique Cocuzzi também mostrou que está em ótima forma, ficando na segunda colocação geral das baterias. 

Já no lado feminino, Giuliana Morgen mostrou que a pouca idade não significa nada e enfrentou um duelo com Raiza Goulão em todos os momentos.

Confira a classificação geral da primeira prova.

GIGANTES FEMININAS
1 – Giuliana Morgen
2 – Raiza Goulão
3 – Karen Olímpio
4 – Paula Gallan
5 – Luma Diniz

GIGANTES MASCULINOS
1- Henrique Da Silva Avancini
2 – Luiz Henrique Cocuzzi
3 – José Gabriel Marques 
4 – Guilherme Muller
5 – Kennedi Lago

MTB Criterium
A segunda prova do dia, o MTB Criterium tomou conta da arena. Nele, os atletas fizeram uma disputa acirrada em uma pista de 1.4km durante 20 minutos, mais uma volta. Com trocas de posições constantes, que por mais que fosse uma prova curta e rápida, exigiu muito dos atletas que decidiram o resultado final na última volta.

As atletas femininas tiveram uma quebra no pelotão logo no início, em que as primeiras posições foram disputadas sempre Raiza Goulão e sua companheira de equipe Karen Olímpio, e Giuliana Morgen.

Os gigantes masculinos fizeram a poeira subir enquanto disputavam. Na prova, o atleta Bruno Lemes foi um dos destaques. Devido a sua força, marcou presença nas subidas e ocupou a terceira posição no geral. Quem acabou levando a primeira colocação foi Henrique Avancini seguido de José Gabriel.

Confira os resultados.

GIGANTES FEMININAS
1 – Raiza Goulão
2 – Karen Olímpio
3 – Giuliana Morgen
4 – Danilas Ferreira
5 – Hercilia Najara

GIGANTES MASCULINA
1 – Henrique Da Silva Avancini
2 – José Gabriel Marques
3 – Bruno Lemes
4 – Ulan Bastos
5 – Guilherme Muller 

Up Hill Eliminator

No domingo, foi a vez do UP Hill Eliminator, terceira prova e com o mesmo formato de sábado, largando 8 atletas e classificando os 4 primeiros para a final, em apenas uma subida de 1000 metros.
O início foi explosivo e exigiu muita força de todos os participantes, mas após a metade da subida o percurso se tornou um single track em que a técnica falou mais alto.

Paula Gallan foi um dos nomes de destaques para essa prova. Ela mostrou toda sua força e não abaixou a cabeça para as demais gigantes que já haviam marcado forte presença nas provas de sábado. 

Dobradinha da equipe Corinthians/ Audax no pódio, com Raiza Goulão e sua companheira de equipe Karen Olimpio, que fizeram bonito e ficaram com as duas primeiras posições.

Já na prova masculina, foi possível ver toda a garra dos gigantes na subida, Guilherme Muller e Edson Rezende fizeram jogo de equipe com Henrique Avancini para se manterem nas primeiras posições, destaque também para o veterano Ricardo Pscheidt que marcou presença no evento e sempre esteve entre os 10 primeiros.

GIGANTES FEMININOS
1 – Raiza Goulão
2 – Karen Olímpio
3 – Giuliana Morgen
4 – Paula Gallan
5 – Luma Diniz

GìGANTES MASCULINOS
1 – Henrique Da Silva Avancini
2 – José Gabriel Marques
3 – Guilherme Muller
4 – Bruno Lemes
5 – Ulan Bastos 

Short Track
Fechando as competições, o Short Track, envolvendo o trecho de subida da primeira prova do dia e mais uma trilha de mountain bike enduro, morro abaixo, desafiou a habilidade dos atletas.


O percurso com  aproximadamente 2 km foi no formato de 25min mais 1 volta, uma prova dinâmica e rápida.

O duelo feminino teve nomes de destaque como Luma Diniz, que mostrou sua ótima forma e força ocupando sempre as posições de ponta, mas a disputa entre Raiza Goulão e Giuliana Morgen foi o ponto alto para a decisão, com as duas decidindo que seria a vencedora apenas nos metros finais. 

Entre os homens, a competição ficou acirrada entre José Gabriel e Henrique Avancini desde a largada, mas o campeão mundial mostrou sua força na volta final e abriu uma vantagem que administrou até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.


GIGANTES FEMININO – FINAL
1 – Raiza Goulão
2 – Giuliana Morgen
3 – Karen Olimpio
4 – Paula Gallan
5 – Luma Diniz
6 – Danillas Ferreira
7 – Hercilia Najara
8 – Marcela Lima
9 – Fabiana Brandão
10 -Luana Patzlaff 
11 – Kelly Olimpio
12 – Luiza Cocuzzi
13 – Ana Luisa Panini
14 – Danielle Moraes
15 – Roberta Stopa
16 – Aline Simões

GIGANTES MASCULINO – FINAL
1 – Henrique Da Silva Avancini
2 – José Gabriel Marques
3 – Guilherme Muller
4 – Bruno Lemes
5 – Kennedi Lago
6 – Edson Rezende
7 – Ulan Bastos
8 – Carlos Olimpio
9 – Halysson Ferreira
10 – Leandro Donizete
11 – Ricardo Pscheidt 
12 – Luiz Henrique Cocuzzi
13 – Rodrigo Rosa
14 – Pedro Lage
15 – Sherman Trezza
16 – Wolfgang Soares
17 – Nicolas Machado
18 – Vinicius Henrique

19 – Diego Knob

*19 – Edivando de Souza Cruz

19 – Felipe Marques

19 – Lazaro Moreira

19 – Juliano Cocuzzi

19 – Jefferson Batista

* Atletas eliminados em baterias não fizeram a pontuação completa.

Foram quase 10 mil reais distribuídos por igual entre homens e mulheres para a premiação, o vencedor será aquele que somar mais pontos nas provas.

O Desafio dos Gigantes do MTB tem patrocínio de Chaoyang, Oggi, Cannondale e Sense. Co-patrocínio de ERT e TSW. Apoio de Caloi, Athor, Trinx, Sicredi e Chácara Bike Park. Realização de Avelar Sports.

No Banner to display

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: