A specialized lança hoje, mundialmente, suas novas bikes, a Specialized Diverge 2021 e a Specialized Diverge 2021 EVO, as Gravel bikes da marca que prometem ser ainda mais versáteis, seguras e melhores, atendendo maior publico e expectativas dos usuários, SERÁ?

A Gravel Bike da Specialized, a Diverge, já era uma bicicleta muito boa, mas os usuários e terrenos vem se tornando mais versáteis e exigentes e a necessidade de atender diferentes públicos, gostos e expectativas começou a surgir.

Acredito que foi nessas necessidades que a Marca Specialized focou ao desenvolver a Diverge 2021, a bike vem com mudanças significativas no quadro que trará maior segurança em altas velocidades, melhor amortecimento da bicicleta, mantendo a rigidez do quadro intacta.

A nova bicicleta de Gravel agora possibilidade de vestir pneus maiores, como os de 47mm no aro 700c ou ainda pneus de Mountain Bike 2.1 no tamanho 650b.

Em minha opinião uma grande mudança que promete atender diferentes públicos, como o competitivo, o que procura uma bike para cicloturismo ou bike para bikepacking, e ainda posso citar, o uso misto, como nas ruas das cidades e do campo.

Conheça detalhes da Specialized Diverge 2021, e como cada mudança proposta pela marca influenciará na pilotagem da bicicleta!

A BIKE CERTA PARA ESCAPAR DA ROTINA

A nova Diverge é mais do que a bicicleta de gravel mais capaz de todos os tempos, é puro desempenho para você escapar da rotina.

Escapar do pelotão, escapar do dia a dia, escapar das mesmas estradas antigas e dos mesmos percursos, com velocidade, controle e confiança para atacar até o terreno mais desafiador.

FUTURE SHOCK 2.0

Specialized Diverge 2021
SPECIALIZED DIVERGE 2021 – FUTURE SHOCK 2.0

Certamente criaram o Future Shock para os paralelepípedos de Paris-Roubaix, mas ele acaba por ser a tecnologia mais avançada para andar em estradas irregulares, estradão de cascalho ou terra, o mesmo da Specialized Roubaix.

O curso do Future Shock 2.0 conta com cartucho hidráulico para manter você em controle total e na linha certa, enquanto protege suas mãos, braços e ombros da “batedeira” do estradão ou da trilha.

O Future Shock 1.5 entrega 20mm de suspensão na frente da bike, dando ao ciclista mais controle e conforto em todo tipo de terreno.

Sua localização na Bicicleta é fundamental para entregar amortecimento
ao ciclista sem perda de rigidez ou performance no quadro.

Future Shock 2.0 é o nosso modelo mais avançado. Além dos benefícios do Future Shock 1.5, o sistema hidráulico entrega ajuste de amortecimento tanto na compressão quanto no retorno.

Há também um botão de ajuste da quantidade de amortecimento tornando a frente da bicicleta mais firme ou mais macia, se desejado.

EM QUAIS MODELOS DA BICICLETA JÁ VEM COM FUTURE SHOCK?

O Future Shock 2.0 pode ser encontrado nos modelos S-Works, Pro, Expert e Comp Carbon. Já o Future Shock 1.5 está nos modelos Comp E5, Sport e Base Carbon.

Os modelos mais básicos E5 e Elite E5 não têm Future Shock.

MAIS LONGA E MAIS RELAXADA

Specialized Diverge 2021
Specialized Diverge 2021 – Totalmente Nova

A Nova Diverge se inspirou na Epic – entregando um ângulo de caixa de direção mais relaxado, alcance mais longo e cockpit mais curto, que asseguram uma Diverge ainda mais estável, para que você mantenha o
controle em alta velocidade, tanto no estradão como na trilha.

DIVERGE EVO

Uma das coisas mais impressionantes da condução em ‘cascalho’ é que é tudo para todas as pessoas. Essas bicicletas podem ser qualquer coisa, desde uma bicicleta confortável para um passeio no calçadão até uma máquina de aventura completa.

A nova Specialized Diverge Evo deve representar isso. É uma bicicleta de barra plana de alumínio que usa Future Shock, pneus largos e geometria mais slack para inicializar. É efetivamente uma mountain bike hardtail e a Specialized a dotou de uma geometria mais agressiva.

Seu alcance é 30 mm mais longo que o Diverge padrão e possui um ângulo frontal de 70 graus e um suporte inferior.

O Diverge Evo é uma versão mais agressiva da nova Diverge 2021 projetada para uma condução mais agressiva, com uma geometria mais longa e mais baixa e barras planas em vez dos tradicionais guidões road ou Gravel.

Sim, é quase como se as barras chatas fizessem sentido para melhorar o controle fora de estrada. Quem teria pensado?

O nome Evo é usado pela Specialized em todas as categorias para definir mais opções. O Diverge Evo não é diferente!

A Specialized diz que decidiu lançar a bike depois de ver vários pilotos convertendo o Diverge da geração anterior para guidão reto. A bike também deve agradar aos ciclistas que procuram algo como o mais recente Sirrus X (que também possui Future Shock), mas com geometria mais agressiva.

Quando pressionada em qual categoria o Diverge Evo vive, a Specialized – uma marca que, por sua própria admissão, gosta de nomear tudo – insistiu que ainda está muito dentro do espectro de cascalho “ainda em evolução”.

Em qual categoria você colocaria a bicicleta? Bicicleta de montanha da velha escola, “Cascalho +”, Urbana, ou seria de fato uma Gravel Bike?

EXPLICANDO A NOVA GEOMETRIA

A geometria progressiva da Diverge foi desenvolvida para tornar a bicicleta mais capaz e entregar ao ciclista mais confiança e estabilidade no off-road, mas sem perder a agilidade que uma bike de estrada entrega no asfalto.

A Diverge tamanho 56 por exemplo, teve o alcance alongado em 13mm, ao mesmo tempo que tornaram o ângulo da caixa de direção mais agressivo, sendo quase um grau mais fechado e o offset do garfo em 5mm maior.

A specialized também aumentou o comprimento do chainstays em alguns
milímetros e ajustou a altura do movimento central.

Com o alcance mais longo, você pode usar uma mesa mais curta para manter o comprimento total o cockpit. A mesa mais curta compensa a dirigibilidade mais lenta dos pneus maiores, tornando a experiência de pilotagem mais responsiva de forma geral.

A nova geometria também torna a distância entre eixos significativamente mais longa-38mm no tamanho 56- eliminando o risco do bico da sapatilha tocar a roda dianteira e dando uma sensação de mais estabilidade no conjunto.

O angulo da Caixa de direção mais agressivo e o offset maior mantém os números de trail padrão. Isso assegura um equilibrio na pilotagem no asfalto e na terra.

OFFSET

Com muita ciência e alguma magia, o novo garfo da Diverge aumentou o
offset para garantir que toda essa estabilidade em alta velocidade nunca
pareça lentidão no guidão ou imprecisão na roda dianteira.

MAIS ALTA

Elevaram o movimento central da Diverge em 6 mm para garantir uma pedalada mais ágil, assegurando, ao mesmo tempo, que o Drop do movimento central face ao eixo das rodas segue com 80 mm – esta medida se encontra entre as mais baixas em comparação com outros modelos
de gravel, para entregar uma verdadeira estabilidade.

SOB MEDIDA

Com 425mm, as rabeiras traseiras inferiores da Diverge mantêm a roda
sob o ciclista para uma boa aceleração e mudanças de direção super ágeis –
ao mesmo tempo, geram um equilíbrio perfeito na bike para inspirar Máxima confiança.

MAIS ESPAÇO = MAIS DIVERSÃO

Specialized Diverge 2021
Specialized Diverge 2021 – Pneus mais largos

Nada liberta mais o potencial de sua bike do que espaço para pneus mais
largos. Pneus de até 47 mm em uma roda de 700c e 2,1”em 650B.

REINVENÇÃO DA RABEIRA TRASEIRA

Queriam espaço em sobra para pneus mais largos, mas não queriam recorrer a uma rabeira traseira mais longa ou a um design mais pesado, vulnerável ou rebaixado?

A resposta?
Materializarammos a rabeira traseira inferior (lado da corrente) como uma viga maciça bem estreita em carbono, no espaço em que passam o pneu e as coroas.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA, EXATAMENTE ONDE VOCÊ PRECISA

Specialized Diverge 2021
Specialized Diverge 2021 – SWAT

O compartimento interno SWAT da Diverge permite colocar seus equipamentos no local certo (baixo, no quadro) para que não tenha que carregá-los nos seus bolsos, melhorando a experiência e permitindo uma pedalada ainda mais confortável.

Vá em frente e pegue todos os seus itens essenciais ou equipamento
extra para escapar, arrumando-as nas duas bolsas SWAT para manter tudo seco e organizado.

O quadro da Diverge é compatível com a maioria dos racks de carga. Os pontos de ancoragem inferiores estão logo acima do eixo traseiro e os pontos superiores estão em uma presilha de canote especial que acompanha cada modelo.

O garfo foi desenvolvido para aceitar rackscom padrão de montagem embaixo, na ponta do garfo. Racks que são acoplados na coroa do garfo como nosso famoso “Garfo de Pizza” não são compatíveis com a Diverge.

SUPER RÁPIDA, SUPER CAPAZ, SUPER LEVE

Com menos de 1Kg, o quadro da Diverge é mais leve do que a maioria dos
quadros de gravel de ponta sem espaço para pneus largos, sendo, ainda, mais capaz do que qualquer outra bike no estradão.

Suba, compita ou carregue sua Diverge até o talo com bolsas e para-lamas
para uma viagem longa, a Diverge faz de tudo, mais rápido e mais leve do que as demais.

QUAIS MODELOS SÃO COMPATÍVEIS COM CANOTE RETRÁTIL E QUEM DEVE USÁ-LOS?

Todos os modelos Diverge são compatíveis com canotes retrateis com a 27.2mm. O canote retratil geralmente traz benefícios nas descidas e curvas. Eles permitem uma manobrabilidade maior na Bicicleta e deixam o centro de gravidade mais baixo para maior controle e mais confiança.

Os canotes tradicionais ainda são usados pela maioria dos ciclistas por causa da qualidade da pedalada e o benefício da complacência/ articulação que eles podem oferecer.

QUAL O PESO DA NOVA DIVERGE?

O quadro da Diverge S-Works tem pouco menos de 1000g no tamanho 56. A bicicleta S-Works completa e equipada com rodas tubeless, pesa aproximadamente 8kg.

As principais diferenças entre os quadros de carbono são os layups do carbono e o material. Carbono FACT 8r é usado nos modelos Base e Sport para mantê-las leves e fortes.

O carbono FACT 9r é usado nos modelos Comp, Expert e Pro. Esses quadros são equipados com a tecnologia SWAT e são aproximadamente 200g mais leves do que os 8r.

O quadro S-Works usa o nosso carbono de alto nível o FACT 11r. É 100g mais leve que o quadro 9r mas mantem o mesmo nível de rigidez.

QUAL O PESO DA NOVA DIVERGE 2021?

Os preços assustam bastante, a Nova Diverge está a partir de R$ 9.500,00 na versão mais simples, em alumínio sem as tecnologias apresentadas neste review, e as mais completas chagam a custar mais de R$ 84.000,00.

CONCLUSÃO

Uma bike totalmente reformulada, que promete atender as expectativas dos usuarios de Gravel bike e ainda atrair olhares daqueles que ainda torciam o nariz para a modalidade.

Sem duvida uma maquina que promete ser muito divertida e segura, mas com as possibilidades de pneus maiores, como os de Mountain Bike, a bike pode ficar ainda mais confortável e atender aqueles que procuram uma bicicleta unica para vários tipos de pedais, inclusive urbanos.

A nova Diverge EVO ainda vai dar o que falar, ainda não sei em qual categoria ela se enquadraria, estando mais para uma atualização da Sirrus X baseado neste lançamento a uma nova Diverge, em minha opiniao.

Os preços como já falei, assustam bastante, de fato não entendo como chegaram a isso! Entendo todo custo de desenvolvimento, mas sabemos que ela basicamente herdou tecnologias já desenvolvidas em outros modelos da marca, o que deveria barateá-la. Receio como o mercado vai receber isso, e se realmente a Specialized vai conseguir trazer mais publico para essa modalidade, visto que a concorrência chega a custar um pouco menos de 10% do valor apresentado.

No Banner to display

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: