Curso de mecânica: Quando o assunto é bicicleta, a manutenção e cuidados com o equipamento é muito importante, afinal, não importa o valor, o amor pelas magrelas é enorme.

Se for trabalhar, prestando serviço de mecânica, redobre a atenção e capacite-se da melhor forma possível, você pode perder um cliente, um amigo, e ainda ter um enorme prejuízo financeiro.

escola park tool.
CURSO DE MECÂNICA

Compartilhar o conhecimento é o que há de mais democrático enquanto aprendizado.

Quando falamos sobre mecânica de bicicletas é a mesma coisa. Atualmente, instituições, escolas e profissionais especializados, além da internet possibilitam que inúmeras pessoas tenham acesso a informações importantes sobre bicicletas, oferendo soluções e autonomia. Mas é preciso muita atenção: quais os riscos de fazer um curso que não tem autorização da marca?

Ficar atento quanto à procedência e à seriedade dos cursos oferecidos é fundamental. Afinal, uma pessoa que não tem capacitação oficial de uma determinada marca pode trazer graves consequências, tanto ao educando quanto ao consumidor final, o ciclista. São certificados pelas marcas e fabricantes? Ou informais e sem garantia de aplicação?

“Isso pode até ser barato no começo, mas no final acaba ficando mais caro. Acreditamos que uma pessoa que tem zelo pelo seu equipamento deve ter cuidado e valorizar um mecânico, oficina ou lojista certificado. Porque quando certificamos uma loja ou profissional, é porque ela está seguindo os mesmos padrões de fábrica. Quando é um lojista que não tem certificado, não podemos garantir a qualidade e procedência dos produtos utilizados. Prejudica a marca, o consumidor e o mecânico”, explica Rodrigo Rocha Braga, responsável por treinamentos, produtos e eventos da Proparts, distribuidora oficial da RockShox no Brasil.

Tome como exemplo um curso de manutenção em suspensão de bicicletas, disponível na internet. Este componente, cada vez mais dotado de tecnologia para elevar a performance das pedaladas e, por isso, com um alto valor agregado, necessita de cuidados especiais.

E, seja você um ciclista ou mecânico que quer entender seu funcionamento, realizar ajustes e fazer manutenção preventiva, é fundamental que busque conhecimento através de instituições sérias e certificadas. Ou então que leve a um mecânico ou oficina autorizada, valorizando seu trabalho e garantindo a integridade do seu equipamento.

Ao não fazer isso e confiar em qualquer pessoa a manutenção, uma vez que a suspensão é aberta e modificada – caso a instituição ou profissional não seja autorizada(o) pelo fabricante do componente -, perde-se a garantia, por exemplo, acarretando numa grande dor de cabeça. E é o que tem acontecido, por conta de cursos voltados à manutenção de suspensão sem validação no mercado.

“É importantíssimo confiar seu equipamento a um profissional que seja especializado em determinada suspensão. Não são iguais, cada uma tem uma tecnologia própria e particularidades, um sistema e perfil únicos, não se pode generalizar. E o problema é que todos estão querendo vender um produto, no caso de um curso, mas é preciso saber se ele tem autorização e oferece garantias para tal”, afirma Flavio da Conceição, responsável pela assistência técnica da Intac, distribuidora oficial da Suntour no Brasil.

escola park tool
CURSO DE MECÂNICA DE BIKE

Os problemas que essa prática traz ao mercado

É gigante o número de ciclistas insatisfeitos com o trabalho mal feito por mecânicos que achavam que reparar e fazer a manutenção de uma suspensão de bike fosse algo simples e fácil.

Rodrigo é enfático quanto à necessidade de ciclistas serem conscientes, cada vez mais, e buscarem apenas locais certificados e validados pelos fabricantes. “É preciso entender que existem procedimentos a serem seguidos, manuais, produtos corretos indicados, ferramentas específicas. E para manter a bike conservada com uma longa vida útil, só assim para garantir”, afirma.

No caso da Proparts, por exemplo, ele afirma que a empresa certifica lojistas para que eles possam efetuar as manutenções, não cursos. Quando um consumidor pede garantia, é pedido que ele apresente Notas Fiscais de serviço periódico, kits de reparo, tudo discriminado numa NF para provar que o serviço foi feito.

Apenas lojistas e profissionais capacitados pela Escola Park Tool ou pela própria Proparts têm autorização para passar para outras pessoas. Caso contrário, isso não é possível – e o ciclista ainda perde a garantia do produto.

Benefícios e vantagens de um curso de mecânica autorizado pelos fabricantes

Para quem busca cursos de mecânica de bicicletas, ou especificamente em suspensão, é importante considerar os benefícios e vantagens que isso pode trazer.

Além de se tornar um especialista no assunto, tanto na teoria quanto na prática, é possível se tornar um profissional certificado e autorizado por fabricantes e distribuidores, tornando-se uma referência no serviço a ser prestado.

Para evitar dores de cabeça com serviços mal feitos na sua suspensão, a dica: procure um mecânico profissional capacitado, alguém especialista em suspensão de bike. Para ele sim, se comprovadamente qualificado com cursos sobre suspensão, será fácil ajustar sua suspensão de acordo com o seu perfil de uso.

A Escola Park Tool mantém parcerias com a Intac e Proparts – é a única instituição no Brasil autorizada a oferecer cursos específicos as tecnologias das suspensões distribuídas pelas marcas citadas – e possui em sua grade de conteúdo cursos de especialização em suspensão que oferecem vantagens aos futuros profissionais, inclusive comerciais, junto às empresas.

Sobre a Escola Park Tool

A Escola Park Tool está no Brasil desde 2013 e já formou mais de 9.000 alunos. O curso possui 16 módulos e 20 cursos diferentes e todos eles funcionam para ciclistas amadores, lojistas do mercado de bicicletas e mecânicos interessados em qualificação profissional. É um curso moderno e totalmente alinhado com as novas tecnologias do mercado. Quer saber mais sobre os cursos da Escola Park Tool? Entre no site www.escolaparktool.com.br ou veja no Facebook www.facebook.com/escolaparktool

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *