Musculação para ciclista ? Será que essa pratica ajuda ou atrapalha quem pedala? Essas são algumas questões muito discutidas anteriormente. Mas sim, musculação também é para ciclistas e ajudam muito quem pedala.

Atividades de fortalecimento muscular, como musculação, exercícios funcionais, pilates, entre outras, quando executadas de forma correta, ajudam muito o ciclista.

Pensando nisso, e já querendo começar o ano de 2020 com o pé direito, iniciei no final do mês de Novembro, atividades de musculação e corrida na minha rotina.

Se você ainda não viu, aqui passo algumas dicas importantes para você que quer começar a correr:

COMECE A CORRER JÁ!

A musculação para Ciclistas

Para iniciar a nossa preparação, é de grande importância, iniciamos as atividades de musculação devagar, sem carregar muito peso, dando maior importância a mecânica do exercício e a adaptação do nosso corpo.

Em minha série de musculação, o meu Treinador Joselito Gonçalves, me prescreveu um total de 12 exercícios, os quais trabalharemos por aproximadamente três meses, e posteriormente alteraremos por exercícios similares, com estímulos diferentes.

Série de Exercícios de Musculação para o Ciclista Fernando Vilela – Café na Trilha – 2 vezes por semana.

Musculação direcionada para Mountain Bike

1-Supino Reto                                                                                  3 x 12

2- Meio agachamento + elevação na ponta dos pés                        3 x 12

3-Remada sentado aberta                                                                         3 x 12

4- Leg press sentado     unilateral                                                           3 x 12

5-Remada alta com halteres                                                                     3 x 12

6-Flexão de joelhos unilateral alternado                                              3 x 12

7-Rosca inversa                                                                                           3 x 12

8-Extensão do tronco                                                                                  3 x 12

9-Panturrilha no leg press                                                                          3 x 20

10-Tríceps na polia                                                                                       3 x 12

11-Prancha em decúbito ventral e lateral                                            3 x 15 segundos cada

12-Extensão cruzada (cão perdigueiro)                                              3 x 15 segundos cada

MUSCULAÇÃO PARA CICLISTA

Esses exercícios lembram bem a mecânica trabalhada na bike, e por isso foram prescritos desta forma. A ideia com a musculação aqui, não é de hipertrofia, e sim auxiliar o trabalho executado na bicicleta.

Para ter o resultado esperado, não basta seguir apenas a planilha, ela deve ser realizada de forma correta e com auxílio de um profissional.

Esses 12 exercícios serão divididos em blocos, onde não teremos descanso entre uma repetição e outra, e sim a alternância entre um exercício e outro, mantendo o cardio ativo, com o mínimo de descanso, similar ao que fazemos na bicicleta.

Alguns exercícios desta planilha podem ser realizados em casa, outros serão passados em um próximo vídeo, especial para você que também não tem condições de pagar uma academia, mas que algo que possa lhe ajudar.

De qualquer forma, os exercícios de core, aqui mencionados, são de suma importância, e você pode inicia-los desde já, pelo menos três vezes por semana.

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