La Leyenda Del Dorado 2019, umas das coisas mais incriveis que fiz na vida em cima de uma bicicleta. Algo que começou com um espirito competitivo e terminou com uma lição de vida

Fomos convidados a participar da Edição La Leyenda del Dorado 2019 uma semana antes do evento.

Sem preparo adequado e sem muito tempo para resolver as coisas, eu, Fernando Vilela, e meu parceiro marcos Oliveira topamos o desafio.

A La Leyenda Del Dorado 2019, é uma ultra maratona de sete dias, um prologo e mais seis etapas. Esta ultra maratona é considerada por muitos, uma das mais difíceis do mundo.

A 4ª Edição da La Leyenda Del dorado, começou com um prologo duríssimo!

O prologo basicamente é uma etapa que resume o que encontraremos nos outros seis de dias da ultra maratona La Leyenda del Dorado 2019.

O prologo da La leyenda MTB teve 51 KM com muita subida, descidas extremamente técnicas e longas e um calor de derreter.

Fomos avisados que duas descidas no prologo seriam duríssimas, e que deveríamos tomar cuidado. Eram descidas de Enduro, bastante inclinadas, onde freiar não era opção.

As descidas eram de vários quilômetros e os dedos das mão já não aguentavam mais seguras as manetes dos freios.

As subidas por sua vez eram extremamente íngremes e longas, em alguns pontos haviam calçamentos para que carros que passam por ali podessem tracionar.

Chegamos exaustos e com os braços extremamente doloridos. O solo que percorreremos durante as etapas da La Leyenda Del Dorado 2019, será todo assim, técnico e desgastante.

Depois de um prólogo de 51 quilômetros, seguimos com a 1ª etapa da La Leyenda Del Dorado 2019.

A primeira etapa da La leyenda del dorado teve 65 quilômetros e um pouco mais de 1900 metros de altimetria acumula. Uma Etapa que deveríamos descansar e nos preparar para o dia seguinte, um dos mais duros.

A etapa começou com uma largada rápida, desacelerar ali não era uma boa estrategia, e nos mantemos no pelotão principal.

A primeira subida foi extremamente longa e desgastante, com solo ruim e segmentos muito íngremes, no final dos quase 15 quilômetros de subida, a lombar a as pernas já reclamavam bastante.

A descida não foi diferente, repleta de pedras escorregadias, a tensão e impacto, não nos deixava descansas.

Passamos por uma região cheia de poças de lama, que nos deixou bastante sujos e acabou com os vídeos da gopro, apesar de limpara o tempo todo, não deu para salvar nenhum.

Seguimos com mais 3 subidas, a mais longa, porem menos íngreme e uma repleta de britas, onde o desgaste físico se tornou intenso.

Perdemos uma posição, caindo para 17º colocados. Tentaremos nos manter entre os 20. É uma ultra maratona de 7 etapas e ainda tem muito por acontecer.

2ª Etapa: Uma das etapas mais longas e duras que fiz na vida. Isso é La leyenda Del dorado!

Credito de Imagens: La Leyenda MTB – Dave Procter, Diretor de Comunicação.

Gostaria através deste vídeo mostrar um pouco mais do que é La Leyenda Del dorado, alem do nosso desafio pessoal, além dos vídeos on board, la Leyenda MTB 2019 é uma experiência unica de vida, com paisagens exuberantes e subidas que eu nunca pensei que poderia fazer.

A vibração do povo colombiano e o amor ao esporte e algo fenomenal. Fomos muito bem recebidos e acredito que este pequeno vídeo, on board no meu parceiro Marcos Oliveira, que tem estado ao meu lado durante todos esses dias, representa bem o que é La Leyenda Del Dorado 2019.

A ultra Maratona MTB, La Leyenda Del dorado 2019, começou com um prologo muito intenso que muitos apelidaram de etapa. As subidas e trilhas extensas e técnicas nos deixaram destruídos.

Finalmente a terceira etapa da La Leyenda Del dorado 2019, a etapa que iriamos descansar um pouco…

Sabíamos que a etapa iria iniciar com um single track, e resolvemos nos posicionar a frente e largar forte. A altitude e morros, quase nos lateralizaram, e um furo de pneu logo em seguida, foi o suficiente para derrubar nossa estratégia inicial.

Seguimos a prova do jeito que estava, pneu traseiro um pouco murcho, mas ainda com pressão suficiente para aguentar a etapa.

O que seria descanso virou uma corrida contra o tempo perdido, que ficou ainda maior quando chegamos nas duas single tracks principais da prova, que por sinal, eram perigosíssimas e extremamente técnicas.

O transito e a dificuldade nos fez perder mais tempo nesta etapa, mas no final ainda fizemos um bom tempo, suficiente para nos manter na decima sétima posição, o que nos deixa muito felizes.

3ª Etapa La Leyenda Del dorado 2019, curta mas intensa!

La leyenda del Dorado 2019, quarta etapa. Uma das mais emocionantes!

A quarta etapa do La Leyenda del Dorado foi uma viagem de 76 quilômetros entre Salaminas e Neira, e foi com certeza uma das mais emocionantes que tivemos.

Tudo iniciou com uma subida extremamente íngreme, que colocou a frequência cardíaca lá em cima e as pernas para tremer.

Apos essa subida, diversos quilômetros percorridos; sim, de subida!

Em alguns momentos tivemos trechos para aliviar as pernas, descidas curtas que nos permitia alongar a lombar e nos preparar para subir mais e mais.

O grande momento desta quarta etapa do La leyenda del Dorado, foi a chegada em Neira. A população estava em peso nos esperando, num caloroso corredor de pessoas, estilo Tour de France.

O grito das pessoas e a grande recepção nos fez enfrentar com louvor as duas ultimas subidas íngremes que nos levaram ao pórtico de chegada.

Um momento único, simbólico, que representa exatamente o que é a La leyenda del Dorado e o amor do povo colombiano pelo nosso esporte.

Gracias Colômbia!

A Quinta etapa do La Leyenda Del Dorado, a Etapa mais dura que enfrentamos, dia de enfrentar o Volcano.

A quinta etapa do La Leyenda Del Dorado 2019 foi a mais difícil desta edição. Não somente pela grande subida de 35 km, mas pelas efeitos causados pela altitude, ar rarefeito e o frio de 5º C.

A primeira coisa que sentimos ao ganhar altitude foi o frio. Ele começava a congelar os pés e os dedos e nos causava um sentimento de choque quando baixava a cabeça de uma só vez.

Ao ganharmos altitude, perto dos 15 km de subida percorridos, a musculatura já não reagia da mesma forma, tornando a pedalada mais lenta, e a respiração ofegante.

Perto do vulcão, próximo a 25 km de prova, a reação do corpo a movimentos laterais, equilíbrio e até mesmo resposta aos comandos de cérebro, já eram lentos e insuficientes para nos manter em equilíbrio.

Sentimentos de fraqueza e de confusão nos deixavam desesperados, como se não fosse possível completar a subida.

Tudo acabou dando certo, e o que queríamos quanto chegamos ao cume do vulcão, era descer. O frio intenso nos fez correr ladeira abaixo e atropelar todas as pedras e obstáculos pelo caminho.

50 quilômetros de descida queias de pedras, deixavam nos braços extremamente dolorosos, com vontade de literalmente, abandonar a bicicleta.

A Quinta etapa do La leyenda del dorado, tinha 106 quilômetros, e passo a passo, apoiando uns as outros, terminamos com um sentimento inigualável de conquista.

La leyenda del dorado 2019 se encerra aqui. A Sexta Etapa do La Layenda MTB é a ultima etapa do evento.

A 6ª etapa, 7º dia de prova, contou com um circuito de XCO muito divertido e técnico, além do apoio da torcida.

Para fechar com chave de Ouro, a La Leyenda del Dorado 2019, começa sua Sexta e ultima etapa com subida, é claro!

Aproximadamente 5 KM de subida bem íngreme e duas trilhas divertidíssimas, a Morena e a Morenita, nos levaram ao Bosque, um lugar agradável onde organização e torcida nos esperavam de braços abertos e com um circuito de XCO animal.

As 3 voltas no circuito de XCO foram bastante exaustivas, mas o apoio da torcida, como sempre, nos dava aquele UP.

Finishers do La Leyenda Del Dorado 2019, dita por muitos como a edição mais difícil de todos os anos. É de muita alegria esse feito, e muita satisfação poder compartilhar cada momento com todos vocês. Muito obrigado pelos comentários e torcida!

Agradecimentos:

– @laleyendaMTB

– Vogel Sports

– Elite Bike Vix

– Dave Procter

– Fonturcol

– Mincomercioco

– Bike Mechanic

e principalmente ao povo colombiano, pela alegria e receptividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *